Antes de começarmos a falar sobre a Revolução Francesa sugiro que vejam a aula ouvindo o hino da França no vídeo abaixo:
A busca pela manutenção das regalias dos reis absolutistas fez com que houvesse um aumento dos impostos e prisões sumárias dos devedores.
O povo em geral estava cansado de viver na miséria e sustentar as regalias dos reis que foram solidificadas a partir do Rei Luís XIV (1638-1715) o "Rei Sol" que criou o Hotel do Inválidos e o luxuoso e famoso Palácio de Versalhes, bem como lançou a estranha moda de utilização das perucas.
Os iluministas (Rousseau, Montesquieu, Voltaire, Condorcet, Adam Smith) "iluminaram" as mentes dos plebeus com ideais relacionados à Liberdade, Igualdade e Fraternidade.
Através da queda da Bastilha, antiga prisão, em 14 de julho de 1789 (feriado francês) deu-se início o processo revolucionário.
Em agosto de 1789 a Assembléia Constituinte se reuniu e promulgou a DECLARAÇÃO DOS DIREITOS DO HOMEM E DO CIDADÃO que garantia direitos iguais aos cidadãos.
Entrando pelo Museu do Louvre verificamos uma série de quadros que retratam a Revolução Francesa, talvez o mais famoso deles foi desenhado por Eugène Delacroix "A liberdade guiando o povo".
No quadro acima verificamos uma mulher segurando um fuzil e a nova bandeira da França, passando por cima dos derrotados juntamente com um menino segurando um revólver e um senhor com uma cartola representando a classe média.
A guerreira remete a época da cultura helenística do já mencionado Alexandre "O Grande" por meio da escultura grega chamada Vitória de Samotrácia ou somente Vitória do grego NIKE que atualmente está no Museu do Louvre.
CURIOSIDADE
A mulher vitoriosa acima está retratada também na Estátua da Liberdade, presente dado pela França aos Estados Unidos da América após sua independência.
A Estátua da Liberdade americana é direcionada para França, bem como existe uma mesma Estátua da Liberdade em Paris, perto da Torre Eiffel, porém direcionada para os Estados Unidos da América.
Napoleão assume o poder após o Golpe de 18 Brumário em 1799, instaurando a Ditadura com apoio da nova burguesia.
Verificamos no vídeo abaixo algumas passagens de Napoleão Bonaparte ao som da música Viva la Vida de Coldplay. Observe no vídeo a cena da coroação de Josefina em que Napoleão toma a coroa do Papa Pio VII e realiza a sua própria coroação.
Acredito que a música Viva la Vida do Colplay faça referência direta à Revolução Francesa, no momento em que canta "Eu costumava dominar o mundo, mares se agitavam ao meu comando/Eu costumava jogar dados, sentia o medo nos olhos dos meus inimigos" podemos entender que remete a Luís XVI, que foi o último Rei antes da Revolução Francesa, sendo assim um absolutista, porém com a revolução Luís XVI perdeu o poder conforme diz a letra "Agora, pela manhã, durmo sozinho, varro as ruas que costumava possuir".
Luís XVI foi guilhotinado "ouvia como o povo cantava: - Agora o rei está morto! (...) Revolucionários esperam pela minha cabeça em uma bandeja de prata. Apenas uma marionete em uma solitária corda. Quem realmente iria querer ser rei?", momento em que o cantor pergunta ironicamente quem gostaria de estar no lugar de um rei naquela situação.
Por fim, a Revolução Francesa foi o acontecimento histórico mais importante do mundo contemporâneo pois influenciou grande parte dos países a realizarem a sua independência, como o Brasil e Estados Unidos da América. Foi um passo importante para o fim do feudalismo e do poder absolutista.