ESCLARECIMENTO SOBRE O CURSO
Caros amigos,
este material esta disponível para a complementação das aulas ministradas aos meus alunos do Curso Superior Técnico de Policia Ostensiva e Preservação da Ordem Pública da PMESP que assistem de forma presencial a aula em sala.
Entretanto, a matéria inserta no blog poderá ser acessada livremente por todos que se interessam por este ramo do Direito que raramente é abordado no curso de bacharelado em Ciências Jurídicas (Direito).
EVOLUÇÃO
Milhares de anos atrás a humanidade vivia isolada socialmente dentro de cavernas interagindo somente com a natureza. Como disse Aristóteles "O homem é por natureza um animal social". Descobrimos um mundo após as mudanças climáticas e derradeiramente os pequenos povoados começaram a interagir socialmente.
 |
Migração |
A música do Titãs HOMEM PRIMATA traz um bom exemplo de interação social:
A interação social estudada pela Sociologia, subdivisão das Ciências Sociais, fez com que precisássemos viver em sociedade para a nossa sobrevivência.
A a interação social não se limita ao convívio familiar e sim às diversas relações que foram advindas da organização do homem em grupo.
Historicamente verificamos que eram utilizadas estórias para explicar os fenômenos sociais, como os famigerados Deuses da mitologia grega: Zeus, Apolo, Afrodite entre outros. Sendo assim vivíamos em uma sociedade politeísta (crença em vários deuses).
Uma reflexão que posso tirar é de que todos nós somos descendentes de famílias politeístas que acreditavam em vários Deuses ligados à natureza. Agora lhes faço uma pergunta retórica:
Funcionário Responsável pela Aplicação da Lei (termo que delimita todos agentes com Poder de Polícia), você está preparado para atender uma ocorrência envolvendo um cidadão com credo diferente do seu?
REFLITA
“Há setecentos anos, Frederico II, Imperador do Sacro-Império Romano-Germânico, efetuou um experimento para determinar que língua as crianças falariam quando crescessem, se jamais tivessem ouvido uma única palavra falada. Falariam hebraico – que então se julgava ser a língua mais antiga -, grego, latim, ou a língua de seu país?
Deu instruções às amas e mães adotivas para que alimentassem as crianças e lhes dessem banho, mas que sob hipótese nenhuma falassem com elas ou perto delas. O experimento fracassou, porque todas as crianças morreram.”
(Paul B. Horton e Chester L. Hunt, Sociologia, p.77 inserto em Oliveira, Pérsio Santos de: Introdução à Sociologia. São Paulo. Ática. 1996. P.21)
ESTADO
A evolução política do Estado ocorre desde as primeiras pólis gregas em VIII a.C.
A evolução da cidade de São Paulo é ouvida na música SAMPA de Caetano Veloso:
Aristóteles (384-322 a.C.) escreveu que "o homem nasceu para viver em sociedade", esclarecendo que o convívio social já era objeto de estudo mesmo antes do nascimento da primeira universidade pouco tempo depois.
O provincianismo é percebido em algumas músicas brasileiras como SAUDADE DE PASSO FUNDO do Teixeirinha (1927-1985):
Para os seres humanos conseguirem viver em sociedade foi necessária a estipulação de normas.
Caros amigos, cito dois grandes registros de nascimento de normas que regulamentaram a sociedade local na antiguidade e ajudaram os cidadãos a defenderem seus direitos:
- Lei das 12 Tábuas (450 a.C.), inserto em tábuas de madeiras no fórum de Roma, foi o cerne do Direito Romano. Como elas foram destruídas não postarei foto alguma;
- Código de Hamurabi (1.700 a.C.), divulgado na antiga Mesopotâmia, foi elaborado pelo Rei Hamurabi e cravado em uma pedra possuindo a famosa LEI DE TALIÃO "olho por olho, dente por dente".
 |
Código de Hamurabi |
O Código de Hamurabi encontra-se preservado no Museu do Louvre em Paris, com 2,25 m de altura é um dos arquivos históricos mais importantes da humanidade.
 |
Museu do Louvre |
PRINCIPAIS HOMENS DA ANTIGUIDADE?
Pela ordem:
I) Sócrates (469-399 a.C.)
II) Platão (428-348 a.C.)
III) Aristóteles (384-322 a.C.)
IV) Alexandre "O Grande" (356-323 a.C.)
Jogo rápido! Sócrates foi professor de Platão que foi professor de Aristóteles, que por sua vez foi professor de Alexandre "O Grande".
Sócrates passeava nas ruas de Atenas indagando pessoas sobre o que é coragem, virtude e devoção, momento em que investigava inclusive a si mesmo, seguindo à risca o que estava escrito no templo de Apolo (Delfos), "conhece-te a ti mesmo". Pelo fato de somente existir registro de Sócrates pelas mãos de Platão.
Platão baseava-se na ética e idealizava a cidade justa, buscando o caminho ideal da verdade para entender a realidade.
Aristóteles diferenciava a aparência da realidade, buscando também a verdade. Literalmente ele filosofava ao querer indagar as causas de todos fenômenos.
Alexandre "O Grande" foi o maior conquistador da humanidade por não perder nenhuma guerra, mas a sua importância está na divulgação da Cultura Helênica que objetivava a fusão de várias culturas até hoje almejada.
A música ALEXANDER, THE GREAT do Iron Maden relata a vida de Alexandre "O Grande"
http://letras.terra.com.br/iron-maiden/19298/traducao.html
ESTÓRIA: MITO DA CAVERNA
O mito da Caverna de Platão, teatralizado no vídeo acima, retrata a importância da educação contra a ignorância.
ATÉ A PRÓXIMA AULA!