Pesquise na Wikipedia

Resultados da pesquisa

Aula 5 - 1ª e 2ª Guerra Mundial - Crise dos Direitos Humanos

Aula 5

As problemáticas mundias no início do século XX, como a partilha do continente africano e asiático entre grandes potências como França e Inglaterra, que deixou de beneficiar a Itália e Alemanha, geraram conflitos entre essas potências mundiais.

A Primeira Guerra Mundial (1914-1918) entre a Tríplice Aliança (Itália, Alemanha e Império Austro-húngaro) e a Tríplice Entente (França, Rússia e Reino Unido) foi considerada como guerra de trincheira, pela luta de contato sem meios bélicos de alta tecnologia, o que ocasionou a morte de 10 milhões de pessoas.

A mudança da Itália para a Tríplice Entente e o importante apoio dos Estados Unidos da América, redundou em 1917 na vitória Entente, que obrigou os derrotados a assinarem o Tratado de Versalhes impondo severas restrições e punições.

Após a Primeira Guerra Mundial nasce a Liga das Nações (1919-1946) que tinha por objetivo manter a paz mundial, porém, fracassou na tentativa, vindo a ser um rascunho da futura ONU (Organização das Nações Unidas).



Devido ao Tratado de Versalhes a Alemanha passou por grandes problemas econômicos e sociais pós Primeira Guerra Mundial, surgindo assim o Partido Nazista, simbolizado por Adolf Hitler, com ideais de vingança para retomada de territórios perdidos e fortalecimento germânico.

A Itália também passava por uma grave crise, criando o Fascismo liderado por Benito Mussolini, que viria a dividir com o Nazismo a revolta contra as novas grandes potências mundiais.

O Japão, que havia perdido parte do seu território na Primeira Guerra Mundial, desejava uma expansão no continente asiático.

Diante do exposto, formou-se o Grupo do Eixo (Alemanha, Itália e Japão) contrapondo os Aliados (Inglaterra, URSS, França e Estados Unidos), conforme podemos verificar cronologicamente no vídeo abaixo:





A Segunda Guerra Mundial deixou 60 milhões de mortos em uma disputa que foi marcada pelo avanço tecnológico nas indústrias bélicas e a utilização de campos de concentração para a matança de aproximadamente 6 milhões de judeus, bem como o crescimento da xenofobia (aversão à outra etnia) por meio das políticas fascistas e nazistas.

O desfecho do conflito é conhecido por todos, a vitória foi dos Aliados, marcado pelo desembarque das tropas aliadas na Normandia (noroeste francês) no Dia D, em 6 de junho de 1944, que contou com a participação do efetivo militar de vários países e com o avanço sobre a Alemanha, forçando a sua rendição em 1945.

O vídeo abaixo da música Civil War da banda Guns n' Roses foi montado sobre passagens do filme O Resgate do Soldado Ryan, que encena a desembarque na Normandia, no famigerado Dia D.




Nenhum comentário:

Postar um comentário