Antes de tratarmos sobre a Revolução Industrial, vale ressaltar que, em 1215 na Inglaterra, o Rei João Sem Terra foi obrigado a assinar a Magna Carta, documento que censurou o poder do rei sobre o Exército, e impediu o mesmo de criar novos impostos e efetuar prisões arbitrárias.
Atualmente, o termo Magna Carta remete à Constituição Federal de qualquer país por estabelecer vários direitos sociais inerentes ao cidadão, na época a Magna Carta refletiu no enfraquecimento do Absolutismo.
Como todos sabem a Revolução Industrial nasceu na Inglaterra no século XIX e se expandiu para o mundo causando um paradoxo, uma vez que chegava o avanço tecnológico alimentando a nova burguesia, no entanto causou sérios problemas sociais para o Estado, como a migração do interior para a cidade, excesso de força de trabalho e desemprego.
O vídeo abaixo relata uma parte do filme Tempos Modernos de Charles Chaplin aonde podemos verificar alguns problemas durante a Revolução Industrial como falta de Equipamentos de Proteção Individual e colapso nervoso por trabalho escravo. Outros momentos do filme retratam o desemprego, o problema de habitação, as greves sociais e a criminalidade.
PARABÉNS MICHEL PELO SEU ANIVERSÁRIO, RAQUEL
ResponderExcluirProfessor, Parabéns.
ResponderExcluirCom certeza esse blog nos ajudará na hora das provas.
Obrigado pelo valioso blog.
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirótimo material de estudo, PARABENS PROFESSOR,
ResponderExcluir