O CICV - Comitê Internacional da Cruz Vermelha, mais conhecido simplesmente como Cruz Vermelha, foi fundado pelo suíço Henry Dunant em 1863, motivado pela sua passagem pelo norte da Itália aonde presenciou milhares de feridos na Batalha de Solferino.
Inicialmente o objetivo era de atender e tratar os feridos nos campos de batalha, independente da nacionalidade. O campo de atuação da Cruz Vermelha se expandiu na medida em que atendeu também os feridos de guerra.
![]() |
Museu Internacional da Cruz Vermelha - Genebra, Suíça |
Através da Convenção de Genebra a Cruz Vermelha melhorou as condições do tratamento dos feridos em combate, e pela Convenção de Haia estipulou-se regras a serem respeitadas em um conflito armado.
Como vertente do Direito Internacional Humanitário, a Cruz Vermelha é um órgão neutro ao não se envolver com questões políticas ou militares possuindo livre acesso nas áreas de conflitos armados.
A foto abaixo retrata uma cadeira de 12 metros, localizada na praça das Nações, em Genebra na Suíça, que possui uma das pernas "amputadas" simbolizando a Convenção sobre a proibição de utilização de minas terrestres.
![]() |
"Cadeira Quebrada" - Genebra, Suíça |
A Cruz Vermelha realiza trabalhos de buscas de pessoas desaparecidas, visitas a presos e união de famílias separadas. Como órgão humanitário distribui mantimentos e realiza assitência médica nas diversas áreas do mundo.
O vídeo abaixo divulga os trabalhos da Cruz Vermelha francesa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário